Facilitando a visualização de dados nas escolas
Empresa
Ano
2020
Cargo
- Product Designer Pl.
Atribuições
- UI Design
- UX
- Discoveries
- Análise de dados
- Pesquisa
- Entrevista
- Testes
Contexto
No início de 2020, fui convidado a ingressar no time de B2B do Descomplica, o Descomplica para Escolas. Naquele momento eu me deparava com um novo desafio assim como era para todos, pois o projeto era muito novo, com muitas oportunidades pela frente.
Esta unidade de negócios tinha como objetivo diversificar a origem de faturamento do Descomplica enquanto atacávamos os problemas no ecossistema da escola e todos os usuários envolvidos.
Modelo de negócio
O Descomplica possuia um ecossistema de produtos que envolviam: Aulas gravadas, ao vivo, Exercícios, Planejamento de aulas, Avaliações e Relatório.
A escola era cobrada mensalmente com um contrato que era renovado anualmente, o que nos dava algum tempo para mostrar o valor principal, que eram os nossos conteúdos totalmente originais e qualidade de aula.
Mas um ponto de dor se mostrou latente por parte dos Gestores Pedagógicos e que ganhou prioridade no roadmap.
Como surgiu o problema
Prioritariamente, o time decidiu atacar uma das principais dores, registrada em 85% dos tickets abertos no atendimento, que era objeção de compra por parte dos clientes e também se mostrou com similaridade observável em entrevistas de profundidade que eu já participava dentro do time.
As escolas estavam perdendo seus alunos por causa da Pandemia e elas passaram a avaliar melhor a proposta de valor do produto, causando um aumento no churn.
Os feedbacks eram quanto à superficialidade dos dados e na falta de ação que gerava. Sendo assim, após ouvir os usuários por aproximadamente 2 semanas, conseguimos entender até onde seria interessante aprofundar em um dado específico e qual era a tomada de decisão do Gestor.
Em sua rotina ele precisava:
- Saber se seus alunos estavam fazendo o plano de estudo previsto para a semana
- Cobrar aos professores e responsáveis dos alunos.
Objetivo do negócio
Precisávamos entregar valor ao mercado rapidamente, tanto por posicionamento estratégico frente aos concorrentes quanto para reduzir o churn e obter confiança dessas escolas, fazendo-as perceber o real valor do nosso conteúdo didático original e considerado como o melhor do mercado.
Então passamos a atacar a necessidade reportada pelos Gestores Pedagógicos que tinham um peso enorme na decisão da contratação das ferramentas e era o menos servido pelo nosso produto.
Como nós poderíamos facilitar a visualização dos dados do alunos para o Gestor Pedagógico?
Professor
Os professores são os principais mediadores da direção com os alunos, são eles que tem o agrado dos alunos e intimidade para extrair sentimentos, dúvidas e questionamentos. Os professores são responsáveis no dia-a-dia por elencar o que dar baseado na turma, alinhando isso com o Coordenador Pedagógico, mediando essa relação o professor passa o conteúdo que tem que ser dado, os relatórios da turma e alinha com o coordenador o que tem que ser distribuído e próximas ações em consequência ao resultado desses relatórios.
Gestor administrativo
O gestor administrativo é dedicado aos contratos firmados com a escola, a relação externa com os compradores finais (pais) e captação de alunos e todos os recursos envolvidos para gastar e adquirir alunos decorrente desse processo.
Gestor pedagógico
O gestor pedagógico participa de materiais comprados pela escola, principalmente se ele tem impacto no dia-a-dia de ensino da mesma, ele é responsável por coordenar o planejamento e produção de material dado pelos professores, garantido que ele seja distribuído aos alunos semanalmente, garante a presença dos alunos e por garantir que os alunos estão em um ambiente saudável
Aluno
Os alunos estudam baseado no que a escola passa para eles, as plataformas online servem como um estudo complementar, que é direcionado pela coordenação na programação deles ou sugerido pelo professor.
Benchmarks, rascunhos e definição de arquitetura de informação
Em paralelo com as entrevistas eu precisava adiantar algum rascunho em volta de uma arquitetura que abrangesse essa visualização de dados.
Para isso, eu tinha uma base de onde muitos feedbacks saíram, que foi de uma primeira versão lançada para beta testers.
Neste ponto eu já tinha definido com todo o time a arquitetura da informação e pensado nas possíveis interações em cada página, assim como limitações técnicas para consumo e apresentação dos dados.
Nosso produto teria as principais interações:
Visualizar quantos alunos assistiram aulas gravadas ou fizeram exercícios de uma determinada disciplina em 15 dias
Permite um consumo de informações de nível macro de todos os alunos da escola.
Visualizar a quantidade de alunos que não fizeram nenhuma tarefa planejada
Permitiria o acesso rapidamente aos alunos que não estariam engajados
Ter acesso rápido à lista de alunos vistos pelo usuário ultimamente.
Esta solução serviria para atender à necessidade de controle especial de determinados alunos que a escola queira.
Lista completa de alunos de uma escola
Esta solução serviria para que o gestor conseguisse ter acesso aos alunos na plataforma.
Todo o registro de atividades dos alunos na plataforma
Daria informações necessárias ao gestor e permitiria que tomasse as devidas decisões
Soluções visuais para o primeiro release
Testes de usabilidade
Após o desenho das telas, preparei um protótipo navegável e com a ajuda do meu PM, conseguimos marcar com gestores para experimentarem a nova plataforma.
Os testes foram um sucesso tanto na usabilidade quanto na percepção da utilidade, ficando todos muito ansiosos para terem o lançamento com eles.
Alguns sentiram falta de mais dados específicos como “Que horas meu aluno conectou e quanto tempo ele permaneceu online naquele dia?”
Conclusão
O primeiro release seria feito somente para desktop até entendermos a necessidade do mobile para esse problema.
Infelizmente eu não estaria mais presente no Descomplica para iterar em cima dessas e outras necessidades latentes de uma unidade de negócio tão expansível quanto o Descomplica para Escolas.
Mas foi interessantíssimo e de muito aprendizado principalmente ouvir todas as reclamações contundentes de instituições que estavam sofrendo com uma plataforma que não os ajudava em nada em um momento tão delicado como a Pandemia e em um cenário igualmente novo quanto o estudo do Ensino Médio de forma remota, juntamente com todos os desafios que todos vocês podem imaginar.