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Emissão de boleto na BizConta

Empresa
BizCapital
Ano

2020 – 2021

Cargo
  • Product Designer
Atribuições
  • UI
  • Benchmarks
  • Entrevistas
  • Testes de usabilidade

Contexto

Em 2020, passei a participar da Biz e ajudei o time a alavancar as inciativas da BizConta. Esse app era uma conta totalmente digital para clientes PJ, com o foco em conceder crédito à este empreendedor.

Neste case, abordo um momento inicial do app, onde procurávamos nos aproximar de funções básicas de contas digitais do mercado. Uma dessas era dar a possibilidade de emitir boletos de cobrança, para que nossos clientes pudessem enviar para seus próprios clientes.

Como surgiu o problema?

A demanda surgiu como uma necessidade de cobrir mais uma objeção de contratação por parte do usuário. Como não haviam dados para essa iniciativa, estávamos seguindo a visão do CEO, basicamente.

Ele nos trouxe uma hipotética necessidade do usuário e do negócio.

Desenvolver essa feature tinha um baixo custo de desenvolvimento graças à API do parceiro BAS que nos atendia. O custo de oportunidade era baixo o suficiente pra entregarmos valor ao usuário rapidamente.

Necessidade do negócio

Precisávamos alcançar a meta de 4 boletos criados por cada conta ativa. Considerávamos conta ativa, o usuário que transferia pelo menos 1 vez para dentro de sua conta.

Também tínhamos como objetivo aumentar o TPV, a quantidade de usuários ativos e o AUC

Dado o contexto da necessidade de uma entrega rápida, partiríamos diretamente para uma solução, havendo um reservando um momento para invalidação junto ao usuário.

Necessidade hipotética do usuário

Com base na hipótese construída pelo CEO, o usuário gostaria de poder emitir boletos de cobrança para seus clientes, gerenciar estes boletos criados e em caso de inadimplência, cobrar ou até protestar o cliente.

Com uma solução refinada, confrontaríamos estas hipóteses junto dos usuários e após, acompanhando os resultados.

Como nós poderíamos permitir o usuário emitir e gerenciar seus boletos de cobrança?

Abordagem escolhida

Precisávamos colocar no mercado o quanto antes, então escolhemos:

  • Executar benchmarking com outras plataformas
  • Fazer um userflow e rascunho para debater com o time.
  • Testes de usabilidade com roteiro semiestruturado para invalidar o fluxo definido.
  • Handoff.

Benchmarking

Executei um benchmarking em diversos apps bancários como: Nubank, Cora, Stone, Ag Zero, Original, Inter, BTG+, Mercado Pago, Conta Simples, Iti e etc. Abri conta em mais de 15 bancos e contas digitais.

Mas também olhei serviços específicos para boletos como: Asaas, Gerencia Net, Iugu, Cobre Fácil.

Rascunho de fluxo

Em seguida, com mais informações internas sobre consultas em APIs, por exemplo, consegui rascunhar um fluxo simples para alinharmos internamente e seguir para definições de layout.

A imagem pode ser expandida. As exclamações são pontos de atenção para alinhamentos.

Testes de usabilidade

Enquanto desenhava soluções em cima do fluxo acima, houve muita iteração sobre o tamanho do escopo, em entregar mais valor com uma hipotética área de gestão de contatos e boletos.

Como já estava bastante encaminhado para testar sem esse cenário de gestão, planejamos em lançar uma primeira versão no mercado e em seguida entregar mais valor ao usuário.

Público e roteiro
  • 5 usuários
  • Todos clientes da Biz, independente serem da BizConta ou do crédito.
  • Nenhum poderia estar inadimplente por regulamentação
  • Sem restrição de demografia ou faturamento da empresa
  • Trazer usuários com diferentes níveis de letramento tecnológico
Ver roteiro

No teste nós:

  • Testamos o fluxo sem gestão de contatos e boletos.
  • Testamos uma hipótese do CEO, onde acreditava que o nosso usuário deveria preencher com o e-mail do seu cliente, para que o app disparasse o boleto para ele.
Ver protótipo no Figma
Aprendizados
  • Todos os usuários cumpriram o fluxo sem maiores problemas
  • 4/5 usuários tiveram a sensação de completude nas telas com mais conteúdo
  • 4/5 não enviam e não querem receber boletos por e-mail
  • Todos querem ter o boleto imediatamente para compartilhar ou imprimir
  • Todos querem poder gerenciar os boletos criados
  • Todos reclamaram dos serviços prestados para emissão de boletos em seu banco.

Solução com gestão de contatos e boletos

Após o lançamento, trabalhamos em melhorias do fluxo

  • Desenvolvi juntamente com outro Product Designer (Paulo Manso) a gestão de boletos.
  • Com outro Product Designer (Hugo Salema), desenvolvemos a gestão de contatos
  • Estas melhorias visavam reduzir o tempo de ações recorrentes e erros de digitação
Fluxo para conectar o serviço de contatos com transferências (TED e Pix) e Boletos

Conclusões e aprendizados

Em startups como na Biz, todo o recurso desperdiçado é crucial pro resultado. As decisões devem ser tomadas rapidamente e nem sempre são possíveis ter base em processos redondos. É a grande prática de entregar valor rápido. Qualquer movimento que você fizer, gera um impacto enorme e muita tração no seu aprendizado.

Consegui aprender muito sobre o mundo de Pix (quem conhece sabe a complexidade), emissões de boletos, criação de cartão de crédito… em 1 ano e meio de empresa eu cresci demais profissionalmente.

Após esta entrega de melhoria em emissão de boletos, não conseguimos seguir com mais testes de usabilidade pois fui alocado em um outro projeto da Biz, o produto de microcrédito chamado MaizBiz. A emissão de boletos seguiu com nossos olhos voltados para ele através do UXCam.

Também aprendi que o usuário PJ gosta de ter sua rotina, tem uma desconfiança enorme em tudo que é diferente do que ele faz, é carente de bons serviços, está sempre disposto a ajudar outro empreendedor e está sempre de cabeça erguida lutando todos os dias em um país que não facilita pro pequeno e micro empreendimento.

Obrigado!